terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bolo de Banana


Bolo de banana

Ingredientes:

2 bananas nanicas grandes bem maduras ( 3 bananas se for média)

2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de açúcar demerara

5 colheres(sopa) de óleo de girassol

1 colher (café) de vinagre de maçã

3 colheres(sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Na vasilha da batedeira amasse as bananas em seguida acrescente o açúcar, o óleo e o vinagre bater até ficar liquida, coloque a farinha de trigo e o amido de milho e continue a bater, por último acrescente o fermento e misture se bater depois coloque em forma untada e enfarinhada e asse em forno preaquecido até ficar dourado (se precisar faça o teste do palito, pois cada forno é um forno o meu quando doura já esta pronto).

Obs: Esse bolo não vai leite vegetal caso sua massa fique pesada coloque um pouco (não precisei usar no meu). É o meu bolo ficou muiiiiiiiito fofinho super saboroso sem falar no cheirinho que tomou conta de todo apartamento adorei tanto que ao postar essa receita já  havia feito outro, aqui em casa todos adoraram.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pudim Curau de Milho

Pudim curau de milho


Ingredientes:

2 latas de milho verde (sem a água)

1 litro de leite vegetal (usei de soja)

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de margarina vegetal

1 xícara (chá) de açúcar demerara

½ xícara (chá) de amido de milho

Modo de preparo:

No copo do liquidificador, coloque 500ml do leite vegetal e o milho bater muito bem, em seguida passe pela peneira apertando com uma colher. Coloque esse liquido novamente no liquidificador e adicione o restante do leite, o sal, o açúcar, a margarina e o amido de milho e bater. Despeje o liquido em uma panela e leve ao fogo. Cozinhe por aproximadamente 25 minutos, mexendo sem parar. Coloque em uma forma de vidro ou de plástico (própria para microondas) untada com um pouco de óleo. Após esfriar leve a geladeira, depois de 2 horas desinforme e coloque uma calda de caramelo é polvilhe canela em pó por cima.

Ficou uma delicia esse pudim ele geladinho hummmm... sensacional, além de ser bem pratico de fazer.

Pão de Batata Doce

Pão de batata doce


Ingredientes:

2 xícaras(chá) de batata doce picadas

4 xícaras(chá)de farinha de trigo

1 xícara(chá) de leite vegetal morno (usei de coco)

1 envelope de fermento seco para pão

2 colheres(sopa)de açúcar demerara

1 pitada de sal

1 colher (café) de vinagre de maçã ou de arroz

¼ xícara (chá) de óleo de girassol

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas, amasse e reserve, coloque no liquidificador o leite vegetal morno, o fermento, o vinagre, o açúcar, o óleo e o sal, misture a parte líquida nas batatas ainda mornas em seguida acrescentar a farinha e sove até desgrudar das mãos (caso precise use mais farinha).Deixar descansar até que dobre de volume (em uma vasilha coberta com filme plástico ou com tampa).Coloque em uma forma untada e enfarinhada. Deixe descansar novamente, até que dobre de volume (cerca de 25 minutos). Assar em forno pré-aquecido até que fique dourado, retire do forno é pincele com água açucarada. 


Você pode usar forma tipo bolo inglês grande, ou em forma com furo no meio também de tamanho grande ou fazer bolinhas (as minhas renderam 18 bolinhas).

Ficou maravilhoso esses pãezinhos, super macio uma delicia quentinho é com geleia não preciso falar mas nada (rsrsrsrs).

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

1 Ano do Blog Nutri e Familia!

Hoje o blog Nutrição e Família (nutri e familia) faz 1 ano, quero agradecer a DEUS por realizar esse sonho, agradecer a todos que por aqui passaram(visitas e seguidores), pelo carinho demonstrado ao blog, a minha família por testarem minhas receitas(rsrsrs) ao Felipe(filho) pela colaboração de postar as fotos é receitas.Enfim nesse primeiro ano do blog é só alegrias brigaduuuuuuuuuuuu...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Broinha Fubá

Broinha de fubá


Ingredientes:

2 xícaras(chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de fubá

1 xícara(chá) de açúcar demerara

½ xícara (chá) de margarina  vegetal sem sal

1 colher (café) de vinagre de maçã

½ xícara (chá) de leite vegetal (usei de coco)

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (sopa) de erva doce

Modo de preparo:

Bater na batedeira o vinagre, a margarina e o açúcar até formar um creme fofo em seguida acrescentem a farinha de trigo, o fubá, a erva doce e o fermento misturem bem é acrescente o leite vegetal aos pouco, até ficar no ponto de poder modelar com auxilio de duas colheres (pequenas) ou com as mãos (unte as mãos se forem fazer bolinhas).Coloque em forma untada e achate levemente as bolinhas (como fiz com auxilio de duas colheres não achatei as minhas).Asse em forno preaquecido até ficarem levemente douradas (não deixe ficar muito escuras, pois ficaram duras), retire do forno, espere esfriar para retirar da forma, guardar em recipiente bem fechado.Renderam 50 broinhas.

Adorei o resultado dessa receita, as broinhas ficaram deliciosas não endureceram e não ficaram secas esfarelando (o segredo e não deixarem escurecer e sim dourar levemente).


Com certeza farei muitas vezes essa receita e rende bastante(rsrsrsrs).

Pão de Abóbora com Coco

Pão de abóbora com coco


Ingredientes:

5 xícaras de farinha de trigo

1 ½ xícara (chá) abóbora cozida

2 colheres (sopa) de açúcar demerara

1 colher (chá) de sal

1 envelope de fermento seco para pão

80 ml de óleo de girassol

1 colher (café) de vinagre de maçã ou de arroz

1xícaras(chá) de água morna (usei do cozimento da abóbora)

½ xícara (chá) de coco ralado

Modo de preparo:

Em uma vasilha amasse a abóbora com auxilio de um garfo em seguida acrescente, o sal, o açúcar, o óleo, o vinagre, o fermento e a água morna mexa muito bem, depois coloque a farinha de trigo e o coco ralado, sove a massa até desgrudar das mãos, deixe descansar até dobrar de tamanho (cubra a vasilha com filme plástico), depois em uma superfície enfarinhada sove a massa já crescida, divida essa massa em pequenas bolinhas (a minha foram 18 bolinhas), coloque em uma forma untada deixe descansar + ou – 20 minutos dentro do forno, asse em forno preaquecido até os pãezinhos ficarem dourados, retire do forno (costumo assim que retiro os pãezinhos do forno pincelar com água açucarada é cobri-los com um pano de prato por uns 5 minutos).

Os pãezinhos ficaram uma delicia, bem fofinhos e super saborosos, o maridão adorou disse que foi o melhor que já fiz até hoje e me pediu para fazer mais (rsrsrsrs) então quer dizer que foi super aprovado, os meninos nem preciso falar o quanto gostaram, porque não sobrou nada.