sexta-feira, 9 de julho de 2010

Abacate

Abacate


Guacamole é um prato típico da culinária mexicana, tendo como um dos principais ingredientes o abacate.

Abacateiro: Árvore frutífera que pode medir até 20 metros de altura, cuja origem é da América tropical sendo o México, Guatemala e Antilhas, países colonizados pelos espanhóis, sendo o México seu maior produtor. Acredita-se que foi no inicio do século XIX que veio para o Brasil. Abacate fruta de polpa amanteigada e de cor amarelada, saborosa, muito apreciada pelos brasileiros, sua casca é de cor verde-oliva, brilhante ou enrugada, seu caroço é duro e grande, sua característica é de muitas variedades, tipos e diferentes formas, tamanhos e cor. Os tipos mais conhecidos são: os que têm a forma de pêra, casca fina e lustrosa são chamados por manteiga, os que têm a forma de um ovo com casca rugosa são chamados de Guatemala, os que têm o formato mais alongado são chamados de pescoço. Eles devem ser colhidos ainda verdes e devem ser guardados fora da geladeira para que possam amadurecer (amadurecem muito rápido). Os nomes, mas conhecidos são abacate em português, pêra de jacaré ou avocado em inglês, aguacate ou palta em espanhol e outros. O abacate é muito apreciado de forma simples apenas com açúcar ou como vitamina batido no liquidificador,em outros países é consumido em saladas,com verduras e legumes, pode também ser consumidos com limão, como sorvetes, bebidas de varias maneiras. A fruta é muito saborosa, mas deve ser consumida crua, pois se torna amarga quando cozido, mas pode se acrescentado em pratos já cozidos.

Atenção na hora da compra e do consumo

Os melhores abacates são os mais pesados e firmes. Algumas vezes, apresentam manchas de cor marrom-clara na casca, mas esse é um defeito apenas superficial que não afeta a qualidade do fruto. Para saber se estão no ponto, é só fazer uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência. Os abacates duros ou firmes, embora possam ter todas as características de boa qualidade, não estão prontos para o consumo imediato, devendo ser amadurecidos.

O abacate deve ser guardado em lugar fresco e arejado. Quando ainda verde, não convém colocá-lo na geladeira, pois o frio interrompe o processo de maturação. Depois de descascado, deve ser imediatamente consumido, porque, em contato com o ar, a polpa escurece. Para evitar o escurecimento imediato da polpa, passe um pouco de limão na superfície do fruto. Como o abacate maduro é muito sensível, amassando-se com muita facilidade, deve-se evitar que fiquem empilhados na fruteira ou no recipiente no qual são guardados.

Considerado uma rica fonte de folato, vitamina A e potássio, o abacate tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6, gorduras monoinsaturadas (a mesma do azeite de oliva), vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é

relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).

Valor Calórico: 100 gramas de abacate fornecem 162 calorias
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Abacate

Nenhum comentário: