segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pão Integral com Cenoura

Pão integral com cenoura


Ingredientes:

3 1/2 xícaras (chá) farinha de trigo integral

1 1/2 xícaras (chá) farinha de trigo branca

1 envelope de fermento biológico seco para pão

1/2 xícara (chá) de sementes de linhaça ou aveia grossa

1 xícara (chá) de cenoura crua ralada

1/2 xícara (chá) de óleo de girassol

1 colher (chá) de sal

2 colher (sopa) de açúcar mascavo

Aprox. 1 ½ xícaras (chá) de água morna.

Modo de preparo:

Em uma vasilha coloque os ingredientes secos, acrescente a cenoura, o óleo e 1 xícara (chá) de água morna e mexa com auxilio de uma colher.Acrescente mais água e comece a sovar até desprender completamente das mãos. Cubra com um pano ou tampa (a minha vasilha e de plástico e tem tampa) deixe descansar por 30 minutos até dobrar de tamanho. Depois sove por 5 minutos, abra com auxilio de um rolo (pau de macarrão) e enrole como rocambole (tomando o cuidado para que fique do tamanho da forma) coloque em forma untada e enfarinhada (usei a forma para pão de forma) para dobrar de volume assim que estiver próximo da borda da forma ligue o forno. Asse em temperatura de 200ºC por aproximadamente 30 minutos, depois baixe para150º C até dourar.


O resultado ficou excelente, um pão super saboroso além de nutritivo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima receita, a massa ficou bem fofa e o truque de enrolar o pão funcionou muito bem! Eu fiz algumas alterações (em vez de trigo integral usei uma mistura de farinha de trigo branca com farelo de trigo, adicionei um pouco de semolina e farinha de linhaça )e coloquei gergelim por cima. Nunca fiz um pão que desse tão certo, (normalmente a massa fica pesada, e essa não ficou) e a cenoura também deu um toque especial.

Edijane Gonçalves disse...

Olá, que maravilha que tenha gostado dessa receita isso me deixa muito feliz. Suas alterações com certeza deixou esse pão além de gostoso muito nutritivo. Beijos e volte sempre.