quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Conhecendo um pouco a História das geléias

Desde tempos remotos, a conservação dos alimentos sempre foi uma preocupação da humanidade. A técnica utilizada para fazer geléia é um capítulo importante dessa história, pois foi criada para preservar diferentes tipos de fruta. Em geral, as geléias duram até duas semanas se forem armazenadas em vidros hermeticamente fechados na geladeira.

É possível fazer geléia com pedaços de frutas ou com a polpa batida e passada por uma peneira, para ficar mais transparente.

Existe geléia de uma infinidade de frutas, mas algumas são melhores por conter maior quantidade de pectina (substância natural que dá consistência à preparação),como maçã, laranja, limão,morango, uva, manga, jabuticaba, pêssego e abacaxi.
Muitas geléias importadas trazem no rótulo a denominação marmelada – termo criado no século 17, no reinado de Carlos II, na Inglaterra. Conta à história que sua esposa, a rainha portuguesa Catarina Henriqueta de Bragança, por sentir-se

solitária, costumava convidar as amigas para tomar chá à tarde, hábito que teria originado o famoso chá das cinco. Nessas ocasiões, ela servia um tipo de geléia de marmelo. Hoje, as marmeladas são feitas de frutas cítricas com a casca.

A palavra ’geléia’ tem sua origem do francês ’gelée’, que significa solidificar ou gelificar. Reis e rainhas serviam geléias em louças de prata e as ofereciam a seus convidados.

A origem das conservas de frutas – as compotas, geléias e frutas cristalizadas – é creditada aos árabes, mais exatamente aos mesopotâmicos, que a utilizavam, sobretudo, para fins medicinais.
Fonte: claudia.abril.com.br/pagina12

Nenhum comentário: