quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Aveia


AVEIA


História

A aveia foi um dos primeiros cereais a serem cultivados na Ásia Ocidental e na Europa. Há quem atribua a sua origem à Pérsia, mas também ao Egito e à Índia. Os gregos já a utilizavam para fins medicinais e na Itália parecem ter sido os legionários de César que introduziram esta gramínea durante a ocupação da Gália e da Germânia. Os soldados verificaram que aqueles povos usavam regularmente a aveia na sua alimentação, em forma de pão ou de sêmola; notaram ainda que eles tinham uma saúde de ferro e que morriam muito velhos. Daí a existência ainda hoje de um ditado alemão que refere “as papas de aveia produzem homens de ferro”.

Os hunos alimentavam-se com papas de aveia.

Os escoceses e ingleses são também grandes consumidores de porridge (flocos de aveia cozidos).

É um cereal de inverno e de regiões frias e fornece uma energia quente.

Habitat e Cultivo:

A aveia que noutros tempos crescia como erva daninha nos campos de trigo, é hoje cultivada como cereal nas regiões temperadas do mundo inteiro. É um cereal pouco exigente e é colhido no fim do Verão, mais ou menos quatro semanas depois da cevada.

Características:

A aveia é uma herbácea da família das gramíneas, cujo nome científico é Avena sativa. É uma erva anual que atinge um metro de altura, têm caules eretos e ocos, folhas semelhantes a pequenas lâminas e pequenas espigas que acumulam a luz do Sol e onde estão guardadas as sementes. Utilizam-se todas as partes da planta.

Constituintes:

É rica em saponinos, alcalóides, esteróides, flavonóides e amido. É um dos cereais mais ricos em proteínas, em matérias gordas e substâncias estimulantes, especialmente a avenina; é rica em minerais entre os quais se destacam o ferro, cálcio, cobre, magnésio e zinco. É ainda rica em vitaminas do grupo B, mas também vitamina PP e Pro-vitamina A e D. Tem ainda alto teor de silício, fibras e, betaglucano, e uma hormonal semelhante à foliculina.

Propriedades:

Alto valor nutritivo, o componente avenina estimula o sistema nervoso central, daí o seu uso para combater depressões e estados convalescentes. Esta substância ajuda nos esforços atléticos, considerando-se que a aveia mantém a função muscular durante o treino e o exercício. É afrodisíaco e desinibidor. Estimula o funcionamento da tiróide, e melhora a resistência ao frio e umidade.

A sua riqueza em silício tem efeitos diuréticos e laxativos, enquanto que o betaglucano reduz o nível de colesterol no sangue.

Ajuda a combater a obstipação e as hemorróidas. Controla a glicemia, ajudando no combate à diabetes. Protege contra o cancro do cólon. Combate a anemia e a falta de apetite especialmente nas crianças. Recomenda-se principalmente às crianças e desportistas.

Ajuda a eliminar a inflamação das paredes do interior do estômago, protegendo-as e evitando úlceras gástricas, diarréias crônicas e prisão de ventre.

As recomendações diárias de aveia para aproveitar todos os benefícios são de 20 a 30 gramas, ou seja, 2 a 3 colheres de sopa.

A aveia pode ser facilmente consumida com frutas, iogurtes, adicionada em massas de pães, etc.

É por isso que gosto de utilizar aveia.........rsrsrsrs.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Aveia

Nenhum comentário: