domingo, 1 de março de 2009

Higienizacão de HortiFruti


-->
-->
Higienização de Hortifruti

O primeiro passo é lavar as frutas ou hortaliças em água corrente para retirar as sujeiras mais grosseiras. As folhas, por serem cheias de reentrâncias, devem ser lavadas uma a uma. Esse processo é importante, pois se os alimentos estiverem sujos, a higienização não será eficiente.
Em seguida, coloque-as em uma solução sanitizante de hipoclorito de sódio (cloro), por 15 minutos para eliminar os microorganismos presentes. Em alguns estabelecimentos se vende hipoclorito de sódio próprio para essa finalidade, basta seguir as instruções do rótulo, mas se pode também utilizar água sanitária. Algumas marcas já têm em seus rótulos a indicação para uso culinário, mas via de regra, se usa 1 colher de água sanitária para cada litro de água.
Para finalizar a higienização, lave os alimentos novamente em água corrente para retirada dos resíduos de cloro e vinagre e estão pronto para o consumo.
Observação:
O cloro tbm serve para higienizar utensílios como facas, talheres, tábuas de corte etc. O processo é o mesmo: primeiro, lave bem os utensílios, em seguida, deixe-os de molho na solução sanitizante por 30 minutos e enxágüe depois.

Nenhum comentário: