terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Torta de Polenta

TORTA DE POLENTA

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de pvt de soja hidratada
300 g de frango cozido e desfiado
1/2 cebola picada
4 dentes de alho picados (usei 2 dentes)
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
1 cenoura média ralada
 ½ xícara ( chá) de molho de tomate
3  tomate sem pele e sem sementes picado 
3/4 xícara (chá) de salsinha picada e sal a gosto
1 colher (café) de vinagre de maçã ou de arroz
2 xícaras (chá) de leite  vegetal (usei de soja)
1/2 xícara (chá) de óleo 
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de farinha de milho fina (usei milharina)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo

Em uma panela aqueça 1 colher (sopa) de óleo e refogue a pvt de soja  até dourar. Junte 1/2 cebola picada, 4 dentes de alho picados, 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada e a cenoura ralada
refogue por 1 minuto.Acrescente em seguida o  molho de tomate, 3 tomate sem pele e sem sementes
picados, salsinha e sal a gosto, misture e deixe no fogo até ferver (+/- 2 minutos). Desligue o fogo e reserve.
Coloque no copo do  liquidificador o vinagre, as 2 xícaras (chá) de leite vegetal,
1/2 xícara (chá) de óleo, 1 xícara (chá) de amido de milho, 1 xícara (chá) de farinha de milho fina, 1 colher (sopa) de fermento em pó, bater bem. Despeje esta mistura na panela com a pvt de soja (reservada acima) e misture.
Transfira  para uma fôrma  redonda untada e enfarinhada, leve  ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 1 hora. Retire do forno espere esfriar e desenforme.


História da polenta

Polenta é um alimento típico da culinária italiana, mas que tem amplo uso e  aceitação em diversos países, como Argentina e o Brasil. Sua base é a farinha de milho.
Antes da chegada de imigrantes italianos, já se consumia no Brasil uma forma de polenta de milho denominada angu que pode ter a consistência de uma polenta firme ou cremosa, mas que nunca era grelhado ou frito.
A polenta tem origem na região norte da Itália. Constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos. A polenta dos romanos, que tinha outros nomes como puls ou pulten, era bem diferente da nossa. Preparada com grãos de farro – um cereal que não existe mais – esmagados e cozidos com água até adquirirem uma consistência mole e depois temperados com queijos, ovos e carnes. Era comum misturar leite e mel para alimentar as crianças. 

 Mesmo após a queda do Império Romano a polenta continuou sendo consumida e o hábito se manteve na Idade Média. Nesta época o prato era feito com grãos de cevada, aveia, arroz e outros cereais disponíveis. Foi também o período de ascensão social da polenta, que deixou de ser um alimento restrito dos pobres e conquistou o paladar da nobreza. Porém, enquanto o restante da população servia a polenta como prato único, os nobres descobriram que ela acompanhava como nenhum outro seus banquetes, regados, principalmente, a carnes de caça e aves selvagens                
A polenta tal qual a conhecemos hoje, feita com farinha de milho, o fubá, só começou a ser preparada três ou quatro décadas após a descoberta da América no final do século XV. Cristóvão Colombo retornou de sua viagem trazendo sementes de vários produtos agrícolas, entre eles o milho, que passou a ser cultivado pelos espanhóis em Andaluzia e pelos italianos de Veneza. Este cereal – fácil de cultivar e de crescimento rápido - considerado como uma dádiva divina pelos Astecas, no México, pelos Maias, da      América Central e pelos Incas da Colômbia, obteve sucesso imediato na Europa, matando a fome de várias gerações.
A polenta de milho tornou-se o principal prato nas regiões de Veneza e Friuli, onde passou a substituir o pão (feito com trigo) e o macarrão. Inicialmente restrita a essas regiões, em pouco tempo a polenta passou a dominar todos os aspectos da culinária italiana.
Sua textura varia bastante, de firme nas regiões de Veneza e Friuli a cremosa na região de Abruzzi. A polenta sempre foi feita da mesma forma: com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre, aquecidas sob o fogo.
Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com uma miríade de molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole.
Antigamente considerada "comida de pobres", a polenta hoje é usada em diversas casas e restaurantes, sem essa conotação.
Recentemente, a indústria alimentícia lançou polentas pré-preparadas, para serem feitas em refeições instantâneas.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Polenta

Nenhum comentário: