sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dica Saudavel - Vitamina C


Estamos ainda no inverno, em São Paulo esta fazendo um frio daqueles, com isso os ambientes estão sempre fechados. E acabamos respirando o mesmo ar, bem propício para gripes e resfriados. Nada melhor que fortalecermos o nosso sistema imunológico, como todos sabemos nada melhor que vitamina C , cuidados na higiene das mãos e estar bem agasalhado.



A importância da vitamina C
A vitamina C tornou-se popular em virtude do seu papel como antioxidante, com potencial de oferecer proteção contra algumas doenças e contra os aspectos degenerativos do envelhecimento. Mas nem tudo são boas notícias. O excesso de vitamina C pode causar efeitos colaterais, como náuseas e diarréia.


O QUE É VITAMINA C?

A vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) é uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substâncias químicas complexas necessárias para o funcionamento adequado do organismo. É uma das vitaminas hidrossolúveis, o que significa que seu organismo usa o que necessita e elimina o excesso.

QUAL A QUANTIDADE SUFICIENTE?

Essa é uma pergunta difícil de responder. O Conselho de Alimentos e Nutrição da Academia Nacional de Ciências (The Food and Nutrition Board of the National Academy of Sciences) está revendo as atuais recomendações de ingestão de vitamina C. No número de 21 de abril de 1999 do JAMA (Journal of the American Medical Association), especialistas dos Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health) sugerem o aumento das atuais necessidades diárias recomendadas de vitamina C de 60mg para 100-200mg por dia. Eles enfatizam que, sempre que possível, a vitamina C deve ser obtida de frutas e vegetais, e que as pessoas podem ingerir a quantidade recomendada comendo cinco porções de frutas e vegetais por dia.
A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos, pimentão-doce e brócolis. A melhor maneira de se obter a quantidade necessária é por meio de uma alimentação saudável e rica em vitamina C.

A acerola é uma das frutas ricas em vitamina C,100gr da parte comestível da fruta contem 1.100 a 4.000 miligramas de vitamina C, a goiaba contém 132 a 300 miligramas.