Cheesecake
Ingredientes da massa:
1 pacote de biscoito maisena (200g)
100g de margarina vegetal (deu certo)
Ingredientes do recheio:
1colher (café) de vinagre de maçã ou arroz
1 lata de leite condensado de soja (usei da Soymilke)
250g de tofu soft amassada
1 lata de creme de leite de soja (usei da batavo Naturis)
1 colher(sopa) de essência de baunilha
Cobertura:
250gr de goiabada ou geléia de sua preferência
¼ xícara (sopa) de água quente
Modo de preparo:
No liquidificador triture o biscoito e transfira para uma tigela em seguida adicione a margarina e mexa com a ponta dos dedos ate obter uma farofa úmida, forre o fundo e as laterais de uma forma de 22 cm de diâmetro com papel alumínio (facilita a retirada do cheesecake), coloque a massa de biscoito e com as pontas dos dedos cubra toda a forma. Leve a geladeira por 15 minutos.
Bater no liquidificador os ingredientes do recheio por 3 minutos até obter uma consistência cremosa. Coloque o recheio sobre a massa e leve ao forno preaquecido, asse em temperatura média por 45 minutos ou ao espetar um palito ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar completamente e depois remova o papel alumínio.
Para a cobertura usei goiabada: picar a goiabada colocar em uma panela com a água quente, mexer até ficar com uma consistência cremosa, o mesmo procedimento serve caso utilize a geléia, em seguida espalhe sobre o cheesecake e leve a geladeira por 6 horas. Sirva gelado.
Adoro essa receita, além de fácil de fazer e uma delicia. Você pode variar a cobertura e sempre ter uma sobremesa linda e gostosa para sua família ou convidados, use sua criatividade a partir dessa base de cheesecake. Conheci essa receita quando fazia o curso técnico em nutrição, elaboramos o cheesecake em uma aula sobre frutas o nosso tema era geléia usamos a de goiaba, porém já fiz essa receita varias vezes com outros tipos de geléias e o resultado é simplesmente maravilhoso.
Relatos históricos dão conta de que a cheesecake foi servida na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos na Ilha de duelos em 776 a.C. Dá para imaginar um "atleta" comendo um pedaço de cheesecake de framboesa antes da prova dos 100 metros?
Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos. Diz-se que os romanos ofereciam cheesecake aos seus Deuses para acalmá-los. E assim foi se espalhando até chegar aos cadernos de receitas de nossas avós.
O ingrediente essencial da cheesecake é, obviamente, o queijo. Porém, vários são os tipos encontrados em receitas através dos tempos. O queijo cremoso, o queijo Francês Neufchâtel, o cottage e a ricota. O mais famoso e mais utilizado nos dias de hoje é o primeiro deles. Em 1872, um leiteiro americano tentando recriar o queijo Neufchâtel, acabou chegando ao cream cheese muito usado para fazer cheesecake.
Fonte Revista: Menu
Nenhum comentário:
Postar um comentário